sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O ASSASSINO EM MIM - SUGESTÃO DE FILME


O Assassino em Mim está mais para um estudo de um personagem que um suspense. Michael Winterbottom toma como foco de sua narrativa os caminhos doentios pelos quais passam a mente de um serial killer, aqui um oficial da polícia texana vivido magistralmente por Casey Affleck. Não há reviravoltas, surpresas, enfim, o que existe em O Assassino em Mim são os esforços de ator e diretor em desvendar a mente psicopata deste personagem criado originalmente no romance de Jim Thompson, que chegou a chamar a atenção de Stanley Kubrick (curiosidade digna de nota, não?).


A trama do filme começa quando o personagem de Affleck é chamado para expulsar uma prostituta de um imóvel localizado na localidade de sua jurisdição. Logo, o oficial se envolve com a mulher e premeditadamente a mata violentamente e incrimina o filho de um homem poderoso da região. Para encobrir ou não esse homicídio (em alguns casos por puro prazer), Lou Ford (nome do personagem de Affleck) deixa um enorme rastro de sangue que desperta a suspeita de um outro oficial e de um desafeto. Além de entregar tensão à atmosfera de O Assassino em Mim, Michael Winterbottom confere um tom ainda mais soturno ao filme na medida em que emprega uma interessante trilha sonora, sempre utilizada com muita ironia no filme. Pena que a predileção por excessivos subtextos e por maneirismos narrativos de Winterbottom, como acontece na maioria de seus filmes, prejudiquem a obra e a tornem menos palatável. Mas há ótimos momentos e o olhar de Winterbottom é responsável por isso.


O desempenho de Casey Affleck é uma atração à parte. O ator, que já interpretou um personagem igualmente obscuro em O Assassinato de Jesse James, que lhe rendeu inclusive uma indicação ao Oscar, está soberbo na pele do psicopata Lou Ford. O ator tem a companhia de Kate Hudson e uma surpreendente Jessica Alba, digo surpreendente porque nunca a vi tão bem em cena. O Assassino em Mim tem ótimo momentos, sequências que evidenciam o potencial que o projeto tinha para ser um grande filme, um daqueles memoráveis. Não dexa de ser um trabalho interessante esse novo longa de Michael Winterbottom, mas o filme é completamente instável, oscilando entre momentos interessantes e outros arrastados. Enfim, fica refém do excelente trabalho de Casey Affleck na maior parte do tempo.

Matéria completa disponível em: http://raining-frogs.blogspot.com/2011/06/o-assassino-em-mim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário